Como usar as redes sociais na confeitaria para vender muito

Tempo de leitura: 7 minutos

O uso das redes sociais na confeitaria tem se tornado cada vez mais uma arma poderosa que você tem que usar para aumentar as vendas dos seus produtos.

O impacto nas vendas é grande simplesmente porque, hoje em dia, praticamente todo mundo está conectado nas redes sociais.

Contudo, engana-se quem pensa que não há segredos para produção de conteúdo nas plataformas digitais.

Há várias recomendações que precisam ser seguidas para que você tenha sucesso com esse tipo de ação.

Pensando nisso, criamos um passo a passo do que você deve observar ao atualizar as suas redes.

Acompanhe este artigo até o fim para saber mais sobre isso.

 Redes sociais na confeitaria: por que usar?

As redes sociais se consolidam a cada ano como um dos principais canais de acesso da internet.

Só no Brasil são mais de 100 milhões de pessoas conectadas por meio delas.

O país está em segundo no ranking das nações que mais gastam tempo nesse tipo de site, de acordo com o relatório Digital in 2019.

Em média, a população passa 3h34 online nesse tipo de plataforma. 

Ou seja, provavelmente, boa parte do público-alvo da sua confeitaria está navegando por esses canais neste momento.

Tanta audiência pode ser usada a favor do seu negócio.

Construir presença digital em redes como o Facebook e o Instagram pode fazer com que você construa a reputação da sua confeitaria e, consequentemente, passe a vender mais.

Em alguns casos, além de aumentar o tíquete médio de compras, você será capaz ainda de destacar os seus produtos por qualidade.

Isso ajuda a aumentar a sua margem de lucro e reduzir a briga por preço.

É ou não é, tentador!?

Passo a passo para vender pelas redes sociais

Exemplo de post de rede sociais na confeitaria, que ajuda a vender muito.

Acreditamos que você já se convenceu da importância de investir nas redes sociais na confeitaria.

Por isso, vamos revelar algumas dicas práticas para você dar os primeiros passos em direção ao sucesso.

Conheça algumas boas práticas:

1.   Escolha os canais certos

O que não faltam são redes sociais. Além das mais conhecidas, há uma série de opções bem segmentadas e temáticas.

O mais recomendado, claro, é começar pelas redes mais famosas e já consolidadas, com Facebook e Instagram.

Essas redes são amplamente difundidas no Brasil, por isso, trarão retorno mais rápido ao seu esforço. 

Além disso, ainda oferecem a vantagem de incluir conteúdo em diferentes formatos, tais como imagem, foto, vídeo e GIFs.

Essa variação é muito importante para dar mais visibilidade aos seus produtos.

2. Crie redes profissionais

Se você está começando a criar as redes sociais da sua confeitaria, saiba que elas devem ser independentes dos seus canais pessoais.

Por mais que você comande o seu próprio negócio e dê a cara dele, sua atuação profissional deve ser separada dos seus relacionamentos íntimos.

Ao criar as suas contas nas redes, lembre-se sempre de respeitar os termos de uso e privacidade para não ter problemas.

No caso do Facebook, por exemplo, isso quer dizer que você deve optar por criar uma fanpage, que é uma página de negócio.

Nela, você pode fazer a divulgação de produtos e até anúncios.

Ela é diferente do perfil, que é mais pessoal.

Se os mecanismos da rede identificarem que você está usando um perfil comum para divulgar a confeitaria, sua conta poderá ser até mesmo bloqueada ou excluída.

Já em se tratando do Instagram, a dica é dar preferência para os perfis comerciais.

Além de serem destinados às marcas segundo as normas da própria rede, esse tipo de conta ainda permite o acompanhamento de dados dos seus seguidores.

Ou seja, é mais fácil mensurar os resultados e saber o que você precisa fazer para corrigir possíveis erros de planejamento digital.

3.  Dose a sua exposição

É muito comum na confeitaria que os profissionais tomem frente dos seus negócios e, às vezes, deem até o próprio nome a ele. 

Se este for o seu caso, mesmo tendo uma conta profissional para a sua empresa, você precisará fazer algumas postagens sobre a sua carreira ocasionalmente.

Não há problema nenhum nisso, desde que a sua exposição seja dosada e planejada. 

Use as redes sociais a seu favor divulgando novos cursos à medida que você os fizer ou até mesmo contando um pouco da sua história até chegar onde está.

Mostrar-se de vez em quando, mantendo o tom profissional, ajuda a humanizar o seu conteúdo e aproxima mais as pessoas. 

4. Entregue conteúdo de valor

Assim como você, existem inúmeros concorrentes buscando novos clientes nas redes sociais.

Por isso, você só terá sucesso se criar conteúdo de valor para essas pessoas.

Conteúdo de valor é aquele que realmente apresenta algo que possa ser interessante ao seu cliente.

Preocupe-se com a qualidade das fotos postadas. Lembre-se que as pessoas costumam comer primeiro com os olhos.

Logo, ter boas imagens com iluminação e edição adequadas é essencial.

Atenção também às legendas. Complemente as imagens com textos curtos e interessantes.

Revise quantas vezes for preciso para assegurar que não há erros de português. 

5. Exemplos do que postar nas redes sociais da confeitaria

Comece fazendo um planejamento do que você vai postar durante a semana.

Na segunda, por exemplo, pode anunciar o cardápio da semana toda, destacando alguma novidade.

O planejamento deve levar em conta os dias que você mais vende.

Se os dias mais fracos são no início da semana, você pode optar por fazer nesses dias posts mais institucionais, falando do seu negócio.

Pode mostrar, por exemplo, que comprou equipamentos novos, que está agregando outros tipos de produtos, como as cucas, que está fazendo compras de ingredientes e por aí em diante.

Ou você pode usar os dias mais fracos de vendas para fazer promoções e anunciá-las nas redes sociais.

Instigue as pessoas a fazerem os pedidos, mesmo que só venham buscar mais para o fim de semana.

Também mostre depoimentos de clientes que compram e que estão satisfeitos com os seus produtos.

Mostre fotos dos produtos embalados e prontos para serem entregues.

Também faça vídeos e fotos de você preparando as receitas.

Quanto mais você mostrar o seu negócio, mais as pessoas vão confiar nele.

E deixe a vergonha de lado e, sempre que possível, apareça com o seu rosto nas fotos e vídeos, pois isso traz ainda mais credibilidade e, claro, ajuda a você a conquistar mais clientes.

6. Mostre as pessoas o que elas têm que fazer

No círculo azul, exemplo de chamada para ação no post de redes sociais na confeitaria, mostrando para a pessoa o que ela tem que fazer.

Uma estratégia poderosa para aumentar o engajamento nos seus postos e ter mais chance de fazer venda é dizer às pessoas o que elas precisam fazer.

Sempre, no fim de cada post, mostre às pessoas que elas podem chamar você pelo telefone (ligando ou enviando mensagens).

Uma boa forma de fazer isso é acrescentar o número do seu WhatsApp nos seus posts.

Assim, você chama os clientes para fazerem o pedido ou conversarem com você diretamente pelo WhatsApp.

Isso aumenta as chances de receber mais encomendas.

Conclusão

Estratégias de redes sociais na confeitaria podem ser muito efetivas para aumentar as suas vendas.

Com o tempo você vai ver o que mais funciona para o seu negócio.

O importante é postar sempre, no mínimo uma vez por dia, para aumentar s chances das pessoas conhecerem o que você faz.

Mesmo que não tenha ainda muita segurança, simplesmente comece.

Quanto mais cedo você começar, mais rápido terá resultados.

Gostou das dicas?

Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais. 

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